• 7 dicas para desenvolver uma mentalidade positiva

    Nem sempre é fácil manter uma mentalidade e uma atitude positiva. Principalmente em tempos em que nossa sociedade está vivendo uma onda de pessimismo, raiva e ódio. Mas, precisamos fazer e pensar diferente. Está na hora de mudar sua mentalidade e pensar de forma mais positiva! O negativismo é uma atitude que só consome energia, além de fazer com que você perca o foco no que realmente interessa e te faz crescer. 

    Por esse motivo, a Trevo de Papel quer te dar uma mãozinha para que possa desenvolver uma mentalidade positiva. Abaixo, você confere sete dicas de como ser mais positivo em seu dia-a-dia! 

    1. Estabeleça metas em sua vida

    Todos nós temos sonhos que desejamos alcançar. É importante fazer desses sonhos metas tangíveis e motivadoras. Se seu sonho é muito grande, experimente quebrá-lo em pequenas ações, com data para serem concluídas e recompensas para você mesmo. Dessa forma, você vai se manter determinado a realizar esse sonho e com uma expectativa positiva do seu futuro!

    2. Encontre o motivo da sua felicidade

    O que te faz feliz? Essa pergunta parece fácil, mas definir o que realmente te traz felicidade é algo complexo e extremamente necessário. É fundamental saber o que faz seus olhos brilharem: sua família, seu trabalho, seu hobby, um esporte que gosta de praticar... você deve descobrir aquilo que faz de você feliz e, então, começar a criar uma mentalidade mais positiva! Que tal começar hoje mesmo? Conheça os Planners Diários da Trevo de Papel, tudo o que você precisa para chegar ao autoconhecimento e conseguir descobrir sua motivação e felicidade. 

    3. Exercite a gratidão diariamente

    Nunca se canse de agradecer. Quando acordar, agradeça por tudo o que vier em sua mente. Ao final do dia, faça uma reflexão sobre o dia que passou e agradeça. Se preferir, escreva seus motivos para agradecer em um papel e deixe em um local visível, para que você sempre se lembre de tudo o que tem, viveu e conquistou. Gratidão sempre! 

    4. Controle seu nível de stress

    Respire e viva com mais prazer! O Brasil é um dos países com maior índice de stress do mundo. Por isso, você deve se policiar para não ser vítima desse mal do século. Equilibre suas atividades e adicione um pouco mais de diversão e entretenimento em seu cotidiano. Isso vai te ajudar a se tornar uma pessoa mais positiva e criativa. 

     5. Compartilhe seus problemas com amigos

    Afinal, para que servem os amigos? Se você tem ao seu redor pessoas positivas e que podem te oferecer bons conselhos, aproveite! Quando você conversa sobre o que está te incomodando, você organiza seus pensamentos e tem a oportunidade de ouvir uma outra visão do que você está passando. 

    6. Crie um estilo de vida saudável

    Como é a sua alimentação? Saiba que o que você come influencia sua saúde, seu humor e sua produtividade. Crie o hábito de ter uma alimentação saudável, o que vai te fazer se sentir melhor e mais satisfeito com seu corpo, mente e com sua vida em geral. 

    7. Faça o que você ama

    Quando você se conecta com seu interior, é capaz de enxergar o que realmente você gosta de fazer. Se você não estiver satisfeito com o que você faz, não terá motivação para levantar todos os dias! Descubra o que gosta de fazer e faça bem! Faça isso em seu trabalho e em suas atividades de lazer! 

    Gostou de nossas dicas para criar uma mentalidade positiva? Compartilhe! E continue acompanhando nosso blog para estar sempre por dentro de nossas dicas de produtividade e desenvolvimento pessoal! 

     Até a próxima! 

     Equipe Trevo de Papel

  • Como você decide viver o último trimestre de 2018?

    Estamos no último trimestre do ano. Você já parou para pensar em como você vai viver os próximos 90 dias? Saiba que ainda dá tempo de se planejar e colocar em prática algumas resoluções que você estabeleceu no início do ano. Por isso, a Trevo de Papel traz, como dica-chave para você, o uso do nosso Planner Diário. Ele é uma ferramenta desenvolvida para te auxiliar a fazer desse último trimestre do ano “o ponto alto” de 2018. Nossos Planners são ferramentas de coaching pessoal poderosas e eficazes, capazes de levar você até o próximo nível! Confira agora alguns motivos para você investir em si mesmo, potencializar suas decisões e transformar o seu ano de 2018 (sim, ainda é possível!). Em 90 dias você pode:

     1. Criar novos hábitos saudáveis

    De acordo com um o estudo desenvolvido por PhillippaLally e seus colegas da University College de Londres, são necessários cerca 66 dias para se transformar um hábito. Isso quer dizer que no próximo trimestre, você poderá criar hábitos saudáveis e viver seus dias com mais consciência. 

    2. Chegar ao autoconhecimento

    Conhecer a si mesmo é fundamental para dar um passo à frente em seu desenvolvimento pessoal. Para chegar ao autoconhecimento, você deve passar por uma reflexão profunda sobre sua história de vida, seu cotidiano e sobre o que você imagina para o futuro. Assim, você vai saber identificar quais são seus principais valores, sua missão de vida e o que te faz feliz. 

    3. Planejar 

    É possível criar um planejamento para os últimos três meses do ano. Para isso, você precisa definir suas principais metas, quando vai iniciar e finalizar, por que você gostaria de realizar essas metas estabelecidas e como você se sentirá ao concretizá-las. Mais do que planejar, você é capaz de realizar cada um de seus objetivos se tiver foco e persistência. 

    4. Tome decisões mais conscientes

    A autorreflexão deve ser feita constantemente. Por isso, nossos Planners Diários trazem para seus usuários perguntas pontuais que o farão criar uma visão do seu dia, agradecer e estabelecer novas ações para o próximo dia. E mais: ao final de cada semana e mês você poderá pensar sobre tudo o que fez e definir o que vale a pena ou não manter para seguir em frente com o foco em suas metas. 

    Tome a decisão agora mesmo de tornar 2018 o seu ano. Adquira o Planner Diário da Trevo de Papel e dê um importante e definitivo passo rumo a uma vida com mais consciência. Acesse nosso site e saiba mais.

  • 6 dicas de como ser mais otimista

    De acordo com especialistas, as pessoas otimistas são economicamente mais bem-sucedidas, ficam doentes com menos frequência, tem menos chances de ter problemas cardiovasculares e consequentemente, tem uma maior expectativa de vida. Se você se considera uma pessoa pessimista, saiba que a mudança só depende de você. Você pode ser uma pessoa mais positiva, feliz, criativa e melhorar sua capacidade de resolver problemas. Basta seguir as dicas que a Trevo de Papel traz hoje para você!

    1. Pratique a gratidão

    A gratidão é uma excelente forma de programar o seu cérebro para pensar positivamente. No lugar de manter o foco em seus problemas, você destaca as coisas boas que aconteceram com você em sua vida, durante a semana e em seu dia. Seja mais grato, agradeça com mais frequência (ao universo, a Deus e às pessoas). Uma excelente forma de praticar a gratidão é por meio dos Planners Diários da Trevo de Papel. Todos os dias, você é convidado a refletir sobre seu dia e agradecer pelo que aconteceu.

    2. Se relacione com pessoas otimistas

    Todos nós conhecemos pessoas que adoram reclamar. Mas, está em nossas mãos o poder de escolher ficar ou não perto desse tipo de pessoa. O negativismo consome nossa energia, enquanto estar cercado de pessoas otimistas nos dá uma injeção de ânimo. É agradável estar perto de pessoas que te apoiam e que te empurram para cima. Lembre-se: escolha suas amizades com sabedoria!

    3. Perdoe

    Errar é humano. E perdoar também. Não faz sentido ficar guardando rancor e mágoa em seu coração. Com certeza, você não terá nenhum benefício com essa prática. Por mais difícil que seja, reflita e perdoe aqueles que pisaram na bola com você. Sem dúvidas, você se verá livre de um grande peso.

     4. Sorria com mais frequência

    Pode parecer besteira. Mas o sorriso é terapêutico. Diversas pesquisas provaram que o sorriso é capaz de reduzir a tensão corporal, independente se é genuíno ou não. Então, sorria mais! :)

    5. Faça exercícios

    Praticar uma atividade física é uma excelente forma de reduzir o stress. Além disso, aumentar seus batimentos cardíacos por pelo menos 20 minutos por dia eleva a endorfina e dá uma sensação de prazer. Caminhe, corra ou faça academia, mas não deixe de fazer esse grande bem para sua mente e corpo!

    6. Dedique seu tempo aos outros

    Seja como voluntário em uma organização ou ajudando um amigo a resolver um problema, doe o seu tempo para o outro sem pedir nada em troca. Esse é um exercício simples e que traz inúmeros benefícios para você e para os outros.

     7- Use o Guia Prático como seu companheiro diário 

    O Guia Prático Para Criar Seus Dias da Trevo de Papel foi criado para te ajudar em uma jornada de transformação, funcionando como um coaching de liderança pessoal. Com a ajuda dele, você pode fazer reflexões sobre suas tarefas diárias, sobre suas intenções para o dia e quais os aprendizados no final dele, além de ser uma ferramenta superimportante no processo de autoconhecimento. Quer acabar com o pessimismo em sua vida? Use o Guia Prático como seu companheiro e veja a revolução acontecendo.

    Essas são algumas dicas para que você comece hoje mesmo a ver a vida de uma maneira mais positiva. Gostou desse artigo? Compartilhe com seus amigos e familiares.

    Nos vemos na próxima semana!

    Equipe Trevo de Papel

     

  • 5 benefícios de passar um tempo sozinho

    Qual foi a última vez que você teve a oportunidade de estar sozinho consigo mesmo? Por sozinho queremos dizer: sem ninguém conhecido à sua volta ou dispositivos móveis para distraí-lo. Somente você e seus pensamentos. Se já faz muito tempo que você não se conecta consigo mesmo, chegou a hora de você conhecer alguns benefícios de passar um tempo sozinho.

    Todos nós sabemos como o isolamento se tornou um desafio para todos nós. O tempo todo estamos conectados com os outros e com o mundo lá fora. Claro, não há problema algum em se relacionar com pessoas, saber das últimas notícias, usar as redes sociais para reencontrar amigos de infância ou simplesmente para saber se está tudo bem com alguém da sua família. A internet se tornou uma grande aliada para a sociedade atual, isso é inegável. Mas, a falta de equilíbrio no uso dessa tecnologia pode provocar um distanciamento dos nossos próprios valores, sonhos e vontades.

    Pensando nisso, a Trevo de Papel destacou 5 benefícios de passar um tempo a sós consigo mesmo. Vamos conhece-los?

    1. Você aprende a confiar em si mesmo

    Quando você está sozinho, percebe que é capaz de resolver problemas por si mesmo. Além disso, você consegue exercitar sua tomada de decisão, pois não tem ninguém a quem consultar, a não ser sua consciência e seus próprios conhecimentos.

     2. Aumenta a autoestima

    Passar um tempo sozinho é essencial para perceber que você é o bastante. Às vezes, criamos em nós mesmos a sensação de dependência de familiares e amigos. Quando estamos sozinhos, percebemos que nós somos suficientes para nos mantermos felizes e plenos.

    3. Maior valorização dos outros

    Pode parecer besteira, mas a saudade é um sentimento necessário para que você valorize as pessoas que tem a seu redor. Ficar alguns dias sem vê-los ou conversar ajuda-lhe a perceber como essas pessoas são importantes para você (ou não... haha).

    4. Aumenta a criatividade e produtividade

    Não é à toa que grandes escritores relatam que são mais produtivos quando estão em um ambiente tranquilo e distante de todos. Estar sozinho dá a seu cérebro a possibilidade de explorar seus conhecimentos e ser mais criativo. Além disso, quanto menos distrações à sua volta, mais rapidamente você consegue desenvolver suas atividades.

    5. Aprimora sua inteligência emocional

    Passar um tempo sozinho lhe permite chegar ao autoconhecimento e consequentemente, você tem a chance de entender melhor suas emoções e reações diante das situações.

    São inúmeros os benefícios de passar um tempo do seu dia/semana sozinho. Que tal repensar sua vida e cotidiano afim de permitir-se mais tempo a sós com seus próprios pensamentos? Se precisa de ajuda para organizar seu dia-a-dia, conheça agora mesmo nossos Planners Diários, a ferramenta de desenvolvimento pessoal mais eficaz disponível no mercado atualmente.

    Gostou de nossas dicas? Fique atento para outras atualizações em nosso blog!

    Até a próxima!

    Equipe Trevo de Papel

     

  • Autoconhecimento: a chave do seu crescimento

    Todos têm seus pontos fracos, porém, o difícil é reconhece-los. Saber onde estão seus desafios é essencial para avançar em seu desenvolvimento pessoal e alcançar seus objetivos e sonhos. Já parou para pensar que o que está te impedindo de crescer pode ser falta de autoconfiança ou um trauma? O primeiro passo é conhecer-se a fundo, para começar a descobrir o que está te impedindo de crescer. Afinal, como você pode mudar algo que você nem mesmo sabe o que é?

    Para começar com uma autorreflexão, é preciso fazer perguntas pontuais que o levem a pensar sobre sua vida e sobre as escolhas que você está fazendo. Ao ser sincero consigo mesmo, você vai conseguir enxergar suas crenças limitantes, pensamentos negativos e traumas do passado. Comece a se fazer perguntas, como por exemplo:

    - Eu preciso perdoar alguém para conseguir seguir adiante?

    - Qual o meu maior medo?

    - O que eu aprendi com as lições da vida?

    - Qual é o legado que eu gostaria de deixar?

    Perguntas como essas nos levam a olhar para dentro de nós mesmos e encontrar algumas respostas que nos fazem enxergar o caminho que devemos seguir daqui para frente. Foi pensando nisso que a Trevo de Papel criou seus Planners. Na primeira parte de todos eles, você encontra exercícios de autoconhecimento, que o levam a uma reflexão profunda, como: conquistas e fraquezas, valores, o que te faz feliz e infeliz, seus sonhos e propósitos, sobre como você se imagina daqui a 3, 5, 10 anos. Além disso, todos os dias você tem perguntas que o levam a refletir sobre o dia que passou e agradecer pelas pequenas conquistas que obteve durante o dia.

    O autoconhecimento é empoderador! E entender por que você age da forma que age é a chave para incríveis realizações e um passo importante para uma mudança duradoura e autêntica.

    Até a próxima!

    Equipe Trevo de Papel

  • 5 maneiras de harmonizar o ambiente da sua casa

    Mesmo que você passe a maior parte do tempo fora de sua casa, seu lar é onde você pode relaxar, colocar seus pés para cima e ser você mesmo. Por isso, é de extrema importância que você mantenha sua casa o mais confortável e aconchegante possível. E mais importante: seu lar deve ser seu refúgio e o perfeito reflexo de você e sua família. Por isso, reunimos algumas dicas práticas e funcionais que vão melhorar a harmonia da sua casa!

    1- Acabe com o caos

    Assim como a sua mente precisa estar limpa para manter o foco, sua casa e todos os processos que você controla também precisam estar em ordem. Que tal começar por seus e-mails? Quantos tem em sua caixa de entrada para serem lidos e/ou respondidos? Têm roupas espalhadas pela casa que precisam ser dobradas? Organize sapatos, gavetas, papeis e tudo o mais que está prejudicando a harmonia dos espaços.

    2- Adicione plantas

    Já experimentou colocar algumas plantas no interior da sua casa? Estamos falando de plantas de verdade, que trazem vida para seu lar! Flores, suculentas, plantas decorativas, todas elas trazem cor, cheiro e melhoram a aparência dos espaços. Escolha a que se encaixa melhor no tamanho e decoração da sua casa.

    3- Um toque de arte

    Obras de arte ajudam a melhorar a aparência da sua residência, mas, além disso, refletem quem você é. Escolha quadros, esculturas e pinturas que mais combinam com seu estilo e com o estilo da sua casa. Se não gostar de obras de arte, você pode optar por frases que você gosta ou que te motivam. O importante é deixar sua casa com a sua cara!

    4- Renove a pintura das paredes

    Não estamos sugerindo que você reforme sua casa por completo. Você pode optar por mudar a cor do seu quarto, da sala ou apenas da parte interna. Você pode ousar na combinação de cores ou adicionar um detalhe diferente em uma parede. Mais que isso: que tal você mesmo se aventurar e realizar a pintura com suas próprias mãos? Procure por tutoriais na internet e se jogue na renovação da sua casa!

    5- Planeje!

    Se você gostou dessas sugestões e se inspirou para fazer outras mudanças em sua casa, o primeiro passo é planejar. Você pode trocar seus móveis, derrubar uma parede, reformar a cozinha e os banheiros. Mas antes, precisa saber o que vai fazer primeiro, o quanto custa e como alcançar seu objetivo. Para isso, nosso Planner Diário pode te ajudar. Eles te ajudam a visualizar sua meta e manter o foco até a conquista dos seus objetivos!

    Gostou das dicas? Queremos saber o que você está fazendo para melhor a harmonia do seu lar. Poste no Instagram e Facebook e use a #trevodepapel!

    Até a próxima!

    Equipe Trevo de Papel

  • 3 sugestões de livros sobre organização pessoal

    Sem dúvidas, a organização pessoal é algo almejado por muitas pessoas, pra não dizer todas. É claro que não é algo simples e também não existe nenhuma fórmula mágica que te fará organizado da noite para o dia. Há muita gente boa por aí dando dicas incríveis, mas depende de cada um colocar em prática e ser persistente. Bom, abaixo listamos 3 sugestões de livros pra te ajudar nessa saga.

    1. O Poder do Hábito (Charles Duhigg)

    Este best seller não poderia faltar. Aliás, o colocamos em primeiro lugar porque acreditamos que o primeiro passo pra mudar é entender como os hábitos são criados, como interferem no nosso dia a dia e como podemos acabar com os maus e desenvolver novos melhores. O livro é o resultado de duas décadas de pesquisa feita pelo jornalista Charles Duhigg.

    “Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo procurando maneiras de poupar esforço.” (Charles Duhigg)

    2. Essencialismo – A Disciplinada Busca por Menos (Greg McKeown)

    Você é daquelas pessoas, ou conhece alguém, que não sabe dizer não? Por isso anda sempre atarefado, porém, sentindo como se não produzisse? Neste livro, o jornalista e consultor inglês Greg McKeown ensina justamente a identificar o que é indispensável e focar seu tempo e sua energia unicamente nisso.

    “Mais produtividade, menos estresse, mais alegria”. É assim que McKeown define o conteúdo de seu livro.

    3. A Arte de Fazer Acontecer (David Allen)

    Voltado para produtividade no trabalho, este livro também é de grande proveito na vida pessoal. Nele, o autor, que é um dos mais influentes neste tema, ensina o método GTD (Get Things Done), para nos ajudar a sermos mais organizados e produtivos. Um dos pontos dessa metodologia é a regra dos 2 minutos que consiste em executar na mesma hora uma tarefa que demore menos de 2 minutos, pra evitar o acúmulo de atividades. Além, também, de fazer listas de tarefas como sempre falamos aqui, entre outras coisas.

    “Ideias: sua cabeça foi feita para tê-las, não detê-las”. (David Allen)

    Que tal começar, retomar ou continuar esse processo de mudança agora?
    Aqui no site você encontra muitas dicas, downloads gratuitos e, claro, pode fazer seu pedido de um dos nossos planners que será sua grande aliada neste objetivo.

    Um beijo,

    Equipe Trevo de Papel

  • Enfim, férias!

    Quem não sonha com as férias? Poder descansar, fazer aquela viagem que você programa há tanto tempo, parcelada em 12x no cartão, curtir a família, visitar aquele parente que mora um pouco mais longe, maratonar séries ou simplesmente conseguir dormir. Sim, é uma delícia, é um direito e todo mundo merece, só não podemos esquecer das nossas metas pessoais e do que nos propusemos a fazer para conquistá-las. Não podemos permitir que as férias nos façam voltar à estaca zero.

    Para aproveitar ao máximo esse período, nossa dica é se planejar, de modo que consiga conciliar lazer com tempo de descanso e as atividades que se comprometeu consigo mesmo, como fazer exercícios, cuidado com alimentação, leitura de livros, estudo de línguas ou o que for.

    Este momento também é ideal para refletir sobre o que tem sido feito, em como tem se sentido, repensar as estratégias e criar novas metas. E os planners da Trevo de Papel podem te ajudar nesse desafio. Eles foram feitos justamente como ferramentas para a realização dos objetivos. Sabemos o quanto é difícil se conhecer, se organizar e se motivar, mas é necessário e é super possível.

    Aproveite seu tempo pra se fazer bem, pra cuidar de você e pra estar com as pessoas que ama. Reponha as energias e volte depois com tudo! Não com desânimo por voltar à rotina, mas com alegria e vontade de trilhar o caminho para chegar onde você quiser.

    Boas férias!

    Um beijo,

    Equipe Trevo de Papel

  • Vou casar. E agora?

    Ainda no clima do dia dos namorados, com o amor pairando no ar, falaremos um pouco sobre a preparação para este dia único e especial, tão desejado por muitas pessoas, que é o casamento.

    O relacionamento vai super bem, vocês estão cada vez mais apaixonados um pelo outro, não conseguem mais imaginar a vida sem o (a) parceiro (a), até que resolvem se casar. A princípio a sensação é de estar em um conto de fadas ou um filme de comédia romântica, até que a ficha cai e vem a pergunta: E agora? Por onde começar?

    Comece respirando fundo. Você dá conta! Vai dar tudo certo! Dizer em voz alta frases positivas ajuda bastante! Faça isso sempre que se sentir ansiosa e preocupada.

    Antes de sair querendo resolver e decidir tudo é importante conversar com o (a) companheiro (a), entender os gostos de cada um, anseios e receios. Vocês estão nessa juntos. É o momento de vocês. Saber que podem contar um com o outro é primordial na relação.

    Agora é a hora de arregaçar as mangas e começar os preparativos... e nisso já pensamos por você. Nós disponibilizamos aqui no blog recentemente o download “Linha do Tempo para Casamento”. Nele, você encontra um passo a passo no período de 12 meses e pode seguir com tranquilidade e fazendo suas anotações, que tem o tempo certo pra cuidar de cada detalhe, sem se atropelar ou acumular tarefas.

    Busque referências, separe pastas com imagens e anote tudo. Para isso, você também pode contar com nosso Planner Diário da Trevo de Papel pra te deixar ainda mais tranquila e segura nesse planejamento. Ele pode ser utilizado como um painel de metas da cerimônia, de 90 em 90 dias.

    Planejar (e seguir esse planejamento) é o segredo pra conseguir fazer tudo o que deseja, no período que possui, dentro do orçamento e curtindo cada momento. Dessa forma, você consegue, também, seguir com sua rotina diária sem perder a produtividade.

    Esperamos ter ajudado com nossas dicas.

    Sejam felizes!!!

    Um beijo,

    Equipe Trevo de Papel

  • 5 dicas para estudar para o vestibular

    Quando pensamos em vestibular, já visualizamos um monstro gigantesco que vai nos engolir a qualquer momento. É tanto conteúdo pra estudar que acabamos por nos perder e deixamos pra começar amanhã – a famosa procrastinação que já falamos aqui.

    Ah! Mas a maioria dos meus amigos faz cursinho, tem professor particular, tem mais tempo disponível ou _____________________ (coloque sua reclamação aqui). Bom, a primeira coisa a fazer é parar de olhar o “concorrente” e focar em você. Independente da sua realidade, é possível. Você é capaz! Acredite!

    A segunda coisa é o “como?”, e é aqui que queremos te dar algumas dicas valiosas pra alcançar seu objetivo.

    1. Crie seu ambiente

    A organização do espaço ajuda na concentração. Tenha seu cantinho, com os materiais necessários e o máximo de silêncio que conseguir.

    2. Crie um plano de estudos

    É muito importante criar uma rotina. Monte um cronograma, com tarefas diárias, prioridades e prazos e metas realistas. Inclua, também, horário para descanso e lazer.

    3. Responda exames anteriores

    As instituições costumam deixar suas provas disponíveis em seus sites. Foque na de sua preferência. E pode até fazer uma simulação, cronometrando tempo, sem consulta e pausas, pra já treinar o corpo e a mente para o grande dia.

    4. Cuide de você

    É essencial cuidar de seu corpo, pois isso interfere na concentração, memorização, etc. Então, trate de comer bem, dormir bem e praticar exercícios! E bem não quer dizer quantidade mas, sim, qualidade. ;)

    5. Leia! Leia! Leia!

    Muitas pessoas erram questões, inclusive de exatas, por falta de interpretação, por isso ler é fundamental. E a prática da leitura te ajudará a escrever melhor! Se você não gosta, comece com algo pequeno, de linguagem simples e com um tema que te atraia. Se mantenha informado sobre as atualidades, lendo visões diferentes dos fatos, mas fique atento às fake news!

    Esperamos que gostem dessas dicas e consigam colocá-las em prática! Boas provas!

    Um beijo,

    Equipe Trevo de Papel

Itens 1 a 10 de um total de 26

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  Carregando...