10 dicas de como planejar seu 2019

2018 está quase no fim e já parou para refletir sobre como você viver o ano que passou? Com certeza, foram muitas experiências positivas e negativas, aprendizados, desafios e crescimento que te transformaram nessa pessoa que você é hoje! Este, sem dúvida, é o melhor momento para uma reflexão sobre os últimos 12 meses e para se planejar para o próximo ano.

Para garantir que você tenha um ano e tanto, a Trevo de Papel preparou 10 dicas para te guiar em seu planejamento do ano de 2019 baseadas em nosso conteúdo de desenvolvimento pessoal. Aproveite!

1. Reflita sobre o ano que passou

Reserve uns momentos para fazer uma retrospectiva do seu ano. Quais os momentos de maior alegria e satisfação? O que você notou que não funcionou tão bem? Quais foram os maiores aprendizados? E o que te fez crescer? Você deve ter descoberto muito também sobre si mesmo. Quais foram essas descobertas?

Suas respostas irão te indicar quais as áreas da sua vida que precisam de maior atenção e no que você pode focar para que possa ter um ano de crescimento e sucesso.

2. Faça uma auto avaliação e entre em contato consigo mesmo

Não há uma definição única de sucesso. Para viver uma vida feliz, você precisa entrar em contato com o que você valoriza, com o que deseja, com as suas paixões e pontos fortes. Ao se conhecer melhor e se apropriar das suas particularidades, você será capaz de definir metas e sonhos que estejam alinhados com a sua essência, com o que realmente faz sentido para você e não com as expectativas sobre você.

3. Visualize sua vida

Descreva como seria sua vida ideal, ou seja, a vida que almeja atingir, considerando as principais áreas, como amor e relacionamentos, carreira e recompensas, riqueza e estilo de vida, saúde e bem-estar, aprendizado e criatividade, e alma e espiritualidade. Não há limites para a sua imaginação. Quanto mais detalhes tiver, mais sua mente será capaz de processar.

4. Se desfaça de coisas e sentimentos que não te servem mais

Faça um balanço de tudo o que tem te pesado, seja um ressentimento, um erro ou até aquele sentimento de arrependimento que não sai da sua cabeça. Tudo isso envolve uma energia negativa que não te serve mais. Você também pode aproveitar e se desfazer fisicamente de itens da sua casa que você não usa mais, como roupas, papéis, móveis e utensílios.

Ao fazer isso, você estará abrindo espaço para que novos sonhos sejam criados no próximo ano.

5. Defina seus principais objetivos e crie plano de ação

Defina quais metas gostaria de atingir no próximo ano. Quais são são principais objetivos e prioridades? Quais conquistas gostaria de obter e que faria diferença nos seus dias? O que mais de beneficiaria? Perseguir um objetivo demanda bastante energia e comprometimento, por isso é importante que você esteja seguro com relação a essas definições.

Ao ter essa lista de metas e objetivos bem definida, você já pode seguir para a criação do plano de ação, dividindo cada meta em pequenas etapas, com datas e responsabilidades para serem realizadas mês a mês.

6. Alinhe sua mentalidade com seus sonhos

Você acredita em você e na sua capacidade de alcançar seus sonhos? Você se acha na altura de seus sonhos?

Acredite que você é capaz e então será capaz.

Não sabe como mudar sua mentalidade? Então se pergunte “Quais são minhas crenças limitantes e quais são minhas crenças empoderadoras para o alcance dos meus objetivos?” Coloque suas respostas no papel e organize sua mentalidade para se focar naquilo que te empodera.

7. Organize seu tempo para viver seus hobbies e paixões

Para que você tenha dias alegres e equilibrados, você também precisa de momentos de relaxamento e diversão. Quais são seus hobbies e paixões? O que te faz sorrir e te diverte? Pode ser brincadeiras, atividades manuais, exercícios físicos e até aquele programa com família e amigos. Quando for organizar sua agenda, lembre-se de incluir esse tempo precioso para viver suas paixões.

8. Escolha boas companhias

Você sabia que somos a soma das cinco pessoas com quem passamos mais tempo? Interessante, não é? Por isso, pare e reflita sobre o seu círculo de amigos. Eles trazem o melhor de vocês? Eles te apoiam e te fortalecem? Te ajudam a crescer e evoluir? Assuma o compromisso de investir seu tempo em boa companhia nos próximos 12 meses e distancie-se das pessoas que não agregam valor na sua vida.

9. Crie hábitos positivos na sua rotina

O que vivemos é a soma de repetidas atividades e de hábitos que assumimos. Você pode escolher como quer viver seus dias. Por isso, reflita sobre seus hábitos e rotinas diárias. Eles fazem sentido para você? Há algum hábito que você poderia incluir na sua rotina para te ajudar no seu crescimento e sucesso? Às vezes, esse hábito pode ser dormir mais cedo, fazer meditação, comer mais frutas ou até fazer uma organização semanal uma vez por semana.

10. Esteja presente

Como o nome já diz, o presente é uma dádiva. Estar presente no aqui e agora é o melhor presente que você pode se dar no momento. O dia é cheio de beleza, surpresas e magia, por isso viva-o da melhor forma e não postergue sua felicidade.

A gratidão diária é uma ótima forma de contemplação do seu dia e é um treinamento para uma mudança de mentalidade e estado de espírito. Quando você aprender a apreciar e aproveitar cada momento dos seus dias, maior será sua energia para alcançar seus maiores objetivos e sonhos.

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a viver um ano realmente incrível e marcante. Cada um desses passos você pode encontrar também no nosso Planner Diário Guia Prático Para Criar Seus Dias, que é uma ferramenta exclusiva de coaching. Sim, o Planner da Trevo de Papel não é uma agenda. É muito mais que um Planner. Comece agora uma revolução em sua vida.

Desejamos um 2019 cheio de luz e conquistas para você!

Até a próxima!

Equipe Trevo de Papel

  Carregando...