5 benefícios de passar um tempo sozinho

Qual foi a última vez que você teve a oportunidade de estar sozinho consigo mesmo? Por sozinho queremos dizer: sem ninguém conhecido à sua volta ou dispositivos móveis para distraí-lo. Somente você e seus pensamentos. Se já faz muito tempo que você não se conecta consigo mesmo, chegou a hora de você conhecer alguns benefícios de passar um tempo sozinho.

Todos nós sabemos como o isolamento se tornou um desafio para todos nós. O tempo todo estamos conectados com os outros e com o mundo lá fora. Claro, não há problema algum em se relacionar com pessoas, saber das últimas notícias, usar as redes sociais para reencontrar amigos de infância ou simplesmente para saber se está tudo bem com alguém da sua família. A internet se tornou uma grande aliada para a sociedade atual, isso é inegável. Mas, a falta de equilíbrio no uso dessa tecnologia pode provocar um distanciamento dos nossos próprios valores, sonhos e vontades.

Pensando nisso, a Trevo de Papel destacou 5 benefícios de passar um tempo a sós consigo mesmo. Vamos conhece-los?

1. Você aprende a confiar em si mesmo

Quando você está sozinho, percebe que é capaz de resolver problemas por si mesmo. Além disso, você consegue exercitar sua tomada de decisão, pois não tem ninguém a quem consultar, a não ser sua consciência e seus próprios conhecimentos.

 2. Aumenta a autoestima

Passar um tempo sozinho é essencial para perceber que você é o bastante. Às vezes, criamos em nós mesmos a sensação de dependência de familiares e amigos. Quando estamos sozinhos, percebemos que nós somos suficientes para nos mantermos felizes e plenos.

3. Maior valorização dos outros

Pode parecer besteira, mas a saudade é um sentimento necessário para que você valorize as pessoas que tem a seu redor. Ficar alguns dias sem vê-los ou conversar ajuda-lhe a perceber como essas pessoas são importantes para você (ou não... haha).

4. Aumenta a criatividade e produtividade

Não é à toa que grandes escritores relatam que são mais produtivos quando estão em um ambiente tranquilo e distante de todos. Estar sozinho dá a seu cérebro a possibilidade de explorar seus conhecimentos e ser mais criativo. Além disso, quanto menos distrações à sua volta, mais rapidamente você consegue desenvolver suas atividades.

5. Aprimora sua inteligência emocional

Passar um tempo sozinho lhe permite chegar ao autoconhecimento e consequentemente, você tem a chance de entender melhor suas emoções e reações diante das situações.

São inúmeros os benefícios de passar um tempo do seu dia/semana sozinho. Que tal repensar sua vida e cotidiano afim de permitir-se mais tempo a sós com seus próprios pensamentos? Se precisa de ajuda para organizar seu dia-a-dia, conheça agora mesmo nossos Planners Diários, a ferramenta de desenvolvimento pessoal mais eficaz disponível no mercado atualmente.

Gostou de nossas dicas? Fique atento para outras atualizações em nosso blog!

Até a próxima!

Equipe Trevo de Papel

 

  Carregando...