5 dicas de como estimular a criatividade

A criatividade é uma característica da natureza humana. Basta olhar para uma criança para perceber que todos nós nascemos com uma capacidade incrível de criação. O que acontece é que com o passar dos anos, somos consumidos pelo excesso de compromissos e obrigações que nos tiram a energia necessária para continuar o processo natural de criação.

É necessário descobrir como estimular a criatividade.

Inspiração e motivação são dois fatores que andam lado a lado com a criatividade. Se você não se sente motivado ou inspirado para realizar seus projetos, dificilmente vai conseguir sair do comum e ser criativo. Para te ajudar a criar dias com mais leveza e inspiração, sugerimos 5 dicas de como estimular a criatividade!

DICA 1: DESLIGUE A CRÍTICA INTERIOR

O primeiro passo de como estimular a criatividade é parar de ser tão exigente consigo mesmo.

Reserve um tempo diariamente para escrever, pintar ou desenhar de forma livre. Registre no papel TUDO aquilo que vem à sua mente e não dê espaço à crítica interior! Por alguns minutos, não se preocupe se o desenho está bem feito ou se sua letra está bonita. A regra é clara: deixe que seu espírito criativo domine o momento!

DICA 2: 30 MINUTOS PARA APRENDER

O aprendizado é a fonte da criatividade. Crie sua própria sala de aula e se proponha a aprender algo novo todos os dias! Esse é um excelente exercício para quem busca soluções de como estimular a criatividade. Escolha qualquer coisa: idioma, artesanato, esporte, livro e porque não uma nova profissão? Uma sugestão é visitar o site Coursera, uma plataforma online que oferece cursos para todas as áreas de aprendizado. Muitos dos cursos são gratuitos, sendo que a emissão do certificado fica condicionado ao pagamento do valor do curso. Vale tudo desde que você aguce sua criatividade.

DICA 3: BRINQUE!

Qual foi a última vez que você se divertiu de verdade ou que teve uma crise de riso? Reserve um tempo de sua semana para jogar, brincar com as crianças ou correr descalço pela casa! O objetivo é se divertir e libertar sua mente da rotina diária! Acredite: em pouco tempo você terá novamente o brilho criativo em sua vida!

DICA 4: CONHEÇA PESSOAS NOVAS

Estar com amigos e com quem gostamos é incrível! Mas estar em contato com o novo é surpreendente! Frequente lugares diferentes, se abra para conversar com pessoas novas e conhecer diferentes pontos de vista. Sair da zona de conforto e lidar com o desconhecido é uma das melhores dicas de como estimular a criatividade!

DICA 5: TENHA TEMPO PARA... FAZER NADA!

Isso mesmo: nada. Já reparou que as melhores ideias surgem quando você está ocioso? Quando você se desliga um pouco de suas obrigações, você consegue aliviar o stress e enxergar as coisas com muito mais clareza e precisão. Dê um break para sua mente e deixe que ela respire criatividade.

DICA EXTRA: FAÇA LISTAS!

Se habituar a fazer listas em seu dia-a-dia é dar um up não só em sua criatividade mas também em sua organização. Use seu planner diário para listar qualquer coisa: suas músicas ou filmes preferidos, suas metas e sonhos ou até mesmo seus afazeres diários. As listas são excelentes para colocar seus pensamentos e sentimentos em perspectiva.

Gostou de nossas dicas para aumentar a criatividade? Se você deseja acompanhar todas as atualizações do blog, curta agora nossa página do Facebook!

“Não há dúvida de que a criatividade é o recurso humano mais importante de todos. Sem criatividade, não haveria progresso e estaríamos para sempre repetindo os mesmos padrões.”

– Edward de Bono – 

  Carregando...