5 dicas para estudar para o vestibular

Quando pensamos em vestibular, já visualizamos um monstro gigantesco que vai nos engolir a qualquer momento. É tanto conteúdo pra estudar que acabamos por nos perder e deixamos pra começar amanhã – a famosa procrastinação que já falamos aqui.

Ah! Mas a maioria dos meus amigos faz cursinho, tem professor particular, tem mais tempo disponível ou _____________________ (coloque sua reclamação aqui). Bom, a primeira coisa a fazer é parar de olhar o “concorrente” e focar em você. Independente da sua realidade, é possível. Você é capaz! Acredite!

A segunda coisa é o “como?”, e é aqui que queremos te dar algumas dicas valiosas pra alcançar seu objetivo.

1. Crie seu ambiente

A organização do espaço ajuda na concentração. Tenha seu cantinho, com os materiais necessários e o máximo de silêncio que conseguir.

2. Crie um plano de estudos

É muito importante criar uma rotina. Monte um cronograma, com tarefas diárias, prioridades e prazos e metas realistas. Inclua, também, horário para descanso e lazer.

3. Responda exames anteriores

As instituições costumam deixar suas provas disponíveis em seus sites. Foque na de sua preferência. E pode até fazer uma simulação, cronometrando tempo, sem consulta e pausas, pra já treinar o corpo e a mente para o grande dia.

4. Cuide de você

É essencial cuidar de seu corpo, pois isso interfere na concentração, memorização, etc. Então, trate de comer bem, dormir bem e praticar exercícios! E bem não quer dizer quantidade mas, sim, qualidade. ;)

5. Leia! Leia! Leia!

Muitas pessoas erram questões, inclusive de exatas, por falta de interpretação, por isso ler é fundamental. E a prática da leitura te ajudará a escrever melhor! Se você não gosta, comece com algo pequeno, de linguagem simples e com um tema que te atraia. Se mantenha informado sobre as atualidades, lendo visões diferentes dos fatos, mas fique atento às fake news!

Esperamos que gostem dessas dicas e consigam colocá-las em prática! Boas provas!

Um beijo,

Equipe Trevo de Papel

  Carregando...