5 dicas para manter a motivação

As pessoas precisam realizar inúmeras atividades diariamente e muitas vezes, é necessário energia, concentração, foco, organização e aquela palavrinha mágica: MOTIVAÇÃO. A motivação, às vezes, parece um objetivo inatingível. Nem sempre levantamos da cama com animação para começar o dia, para trabalhar, estudar e cuidar dos seus afazeres diários. Estar motivado é manter ativo aquele impulso interno que te leva a agir, sair do lugar, progredir.

Apesar de parecer difícil manter a motivação, é extremamente necessário. Se você não conseguir começar e finalizar uma ação, provavelmente vai viver uma vida de procrastinação e insatisfação. A Trevo de Papel acredita que o que você deseja é evoluir cada vez mais, e por isso, preparou 5 dicas para que você encontre seu caminho rumo à motivação e transforme seus dias em uma coleção de pequenas realizações e conquistas. Confira nossas dicas:

DICA 1: ESTABELEÇA RECOMPENSAS

Quem não gosta de mimos? Porque ficar esperando o reconhecimento dos outros? Você mesmo pode se recompensar quando concluir uma tarefa. Faça com compromisso consigo mesmo: quando eu terminar essa tarefa/relatório/atividade, vou dar uma volta ou vou tomar um sorvete. Mais importante que estabelecer uma recompensa é cumpri-la. Mantenha firme o que prometeu a si mesmo. Esse é o primeiro passo para manter a motivação ativa.

DICA 2: FAÇA A ATIVIDADE MAIS DIFÍCIL/DESAGRADÁVEL PRIMEIRO

Todo mundo tem uma atividade que não lhe agrada muito e que só de pensar já traz insatisfação. Se possível, faça a tarefa mais difícil ou que você não gosta primeiro. Dessa forma, você economiza o sofrimento ao pensar no que precisa fazer e se mantem motivado durante todo o dia ao lembra-se de que já realizou aquela tarefa que mais te desagrada.

DICA 3: COMPARE-SE COM VOCÊ MESMO

Ao contrário de comparar-se com os outros. Seus resultados são seus e sempre haverá alguém que está à sua frente. Se você insistir em pensar no progresso dos outros em comparação ao seu, você vai minar sua motivação. Mantenha o foco em você e rastreie os seus resultados. Para que você consiga perceber seu progresso, tenha um planner diário. Com um planner, você manterá todas suas ações registradas e sempre poderá revisar o que conseguiu fazer, quais foram as dificuldades e conquistas. A motivação vêm quando você olha para trás e percebe seus avanços.

DICA 4: NÃO TEMA O FRACASSO

Encare suas quedas como lições e oportunidades de crescimento. O mais importante não é sempre vencer, mas ter a coragem de levantar e seguir em frente. O sucesso não é feito apenas de ações bem-sucedidas, mas de tentativas e erros. Não tenha medo de errar. Tenha medo de nunca tentar.

DICA 5: PEQUENAS AÇÕES

Se você tem um grande projeto para ser realizado e só de pensar já se sente desmotivado, experimente dividi-lo em pequenas tarefas ou pequenas fases. Encare cada fase como um pequeno projeto e mantenha o foco em cada uma delas. Dessa forma, você consegue manter-se motivado e realizar suas ações com mais qualidade e excelência.

Gostou dessa dicas? Que tal colocá-las em prática e compartilhar seus avanços conosco? Adoraríamos saber sobre suas conquistas!

Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.

 - Augusto Branco -

  Carregando...