6 truques para manter o foco

Manter o foco no trabalho é uma tarefa difícil, porém, necessária. Quanto mais você se distrai, menos você produz e a baixa produção traz grandes prejuízos à sua carreira profissional. Por outro lado, ao se concentrar em seus afazeres, você otimiza o seu tempo, poupa energia para poder gastar com a realização de outras atividades e o mais importante: consegue atingir a excelência em seus resultados. Já imaginou produzir duas ou três vezes mais do que você produz atualmente?

Se você está pensando que isso é impossível, a Trevo de Papel quer te dizer que NÃO É! O primeiro passo é se decidir. A partir do momento em que você assumir uma postura de responsabilidade por suas ações e resultados, é possível avançar não só no campo profissional, mas também no pessoal. Preparamos 6 truques para você começar a aplicá-los hoje mesmo e dar um upgrade em seu foco!

DICA 1: CANETA NA BOCA

Parece improvável, mas funciona! Uma caneta na boca pode ter um impacto mais positivo na sua produtividade do que você imagina. Experimente colocar uma caneta em sua boca durante suas atividades. Repare que, ao fazer isso, automaticamente surge um sorriso. Quando você força seus músculos faciais a sorrir, você ativa suas emoções positivas, melhora seu humor, seu sistema imunológico e alivia o stress. :)

DICA 2:  RESPIRE FUNDO

Quando você trabalha sentado o dia todo diante de uma tela de computador com má postura, automaticamente sua respiração diminui. Uma respiração curta ou ruim dificulta o acesso do oxigênio nas extremidades do seu corpo, como o cérebro. Por isso, reserve um momento para focar em sua respiração (se preciso, coloque um alerta em seu celular de 5 em 5 minutos). Criando esse hábito, você aumenta a taxa de oxigênio no cérebro, melhora seu foco e sua energia. Lembre-se: respire fundo!

DICA 3: FOQUE EM SUA POSTURA

Essa dica está intimamente ligada com a anterior. A postura ajuda (e muito) na respiração. Uma boa postura traz inúmeros benefícios não só na aparência mas também na prevenção de doenças. Além disso, a linguagem corporal é um dos fatores que podem influenciar em sua produtividade de forma positiva ou negativa. Quando você mantém uma boa postura, a energia positiva flui naturalmente e, consequentemente, sua performance no trabalho é otimizada e melhorada.

DICA 4: MEDITAÇÃO

A meditação gera ótimos benefícios para a sua saúde física e mental. Se aplicada diariamente, a meditação pode reduzir o stress e melhorar sua concentração. O ideal é incluir um horário em sua rotina diária, de preferência na parte da manhã. Se você nunca experimentou meditar, existem aplicativos que podem ajudar nos primeiros passos dessa prática. Invista nesse exercício diariamente para ter ótimos resultados em sua produtividade.

DICA 5: TRABALHE DE PÉ

Se possível, escolha uma parte do dia para trabalhar de pé! Tente colocar o computador em uma parte mais alta sem prejudicar sua coluna. Se preferir, escolha ficar de pé enquanto você faz suas anotações em seu planner diário ou enquanto conversa no celular. Essa prática está sendo adotada em escritórios do mundo inteiro e é uma excelente oportunidade de alongar os músculos do corpo todo. Ao ficar de pé, você beneficia a circulação do sangue e sua postura corporal. 

DICA 6: OUÇA MÚSICAS

Você acha que para conseguir foco é necessário silêncio total? Nem sempre! Existem músicas desenvolvidas especialmente para ajudar no foco. São melodias combinadas com sons da natureza ou apenas padrões que ajudam a maximizar as funções cognitivas do cérebro e atingir um pico de concentração mental.

Com essas dicas, esperamos que seja capaz de aumentar sua concentração e foco em suas tarefas e, assim, garantir o aumento da sua produtividade e da excelência em seus resultados. Estar focado gera inúmeros benefícios, portanto, aproveite para começar hoje mesmo a aplicar as dicas da Trevo de Papel.

“Grandes realizações não são feitas por impulso, mas por uma soma de pequenas realizações”

– Vincent Van Gogh –

  Carregando...