8 dicas para superar a depressão pós-férias

Já voltou a trabalhar? Depois de umas férias, sua mente fica mais leve e criativa, mas a motivação para voltar à rotina pode ser difícil e demorar para ressurgir. Afinal, depois de alguns dias de descanso e diversão, a rotina realmente acaba parecendo muito dolorosa e sem sentido.

E, apesar da tentativa e esforço de fazer tudo voltar ao normal, essa readaptação pode trazer alguns transtornos físicos e psicológicos, como dor de cabeça e em outras partes do corpo, ansiedade e insônia. Mas não se assuste, pois não deixa de ser comum entre os trabalhadores.

Para te ajudar a lidar com essa fase - que ninguém merece -, aqui vão algumas dicas que a Trevo de Papel preparou para você.

1. Comece o dia com uma boa intenção

A forma como você define que irá viver seu dia tem grande influência sobre como seu dia será vivido na prática. Defina uma intenção para o seu dia, como “hoje eu vou reestabelecer contato com tal pessoa”, ou “hoje eu vou aproveitar determinados momentos para praticar minha respiração”. Qualquer boa intenção tem um grande poder sobre a sua mente e suas escolhas diárias.

2. Tenha uma rotina equilibrada

Ter momentos de distração e lazer no seu dia é fundamental para a sua readaptação. Afinal, ninguém vive só de trabalho e compromissos profissionais. Pense sobre o que te faz bem e encaixe essas atividades e pensamentos no seu dia.

3. Se desfaça de hábitos ruins e crie (ou mantenha) os bons hábitos

Está acordando super tarde e saindo sem tempo de tomar café ou curtir um pouco seu filho? Senta-se sempre torto na cadeira e mantém pensamentos ruins ou negativos? Toma pouca água durante o dia? Esses hábitos ruins podem afetar sua performance e sua motivação para viver seus dias. Assim, substitua-os ou mantenha outros que te empoderam e te energizam.

4. Respeite o seu ritmo

No início, sua mente e seu corpo podem não estar respondendo como você gostaria às demandas diárias. Mas não se preocupe, é completamente normal. Ao invés de lutar, respeite seus limites diários. Dessa forma, você pode ir se reacostumando, de uma forma natural, com a rotina.

5. Realinhe suas expectativas e trabalhe sua aceitação

Sua mente comanda seus sentimentos e, por isso, quanto mais alinhadas suas expectativas estiverem do que você irá viver nos seus dias, maiores as chances de você não se frustrar e se desmotivar. Por exemplo, se você sabe que seu trabalho demanda sua presença até às 18h, não crie a expectativa de sair cedo do trabalho para andar de bike no parque antes disso. Pode ser que aconteça, mas o quanto isso seria viável? Aceitar que você tem determinados compromissos faz parte do treino da sua mente para sair da depressão pós-férias. Agora, se você realmente está insatisfeito com isso, vale fazer uma análise e autorreflexão para te ajudar no processo de mudança. Os Planners da Trevo de Papel te ajudam nesse processo.

6. Faça uma avaliação sobre suas prioridades e, se for o caso, sobre o seu trabalho

Aproveite esse momento para avaliar o que realmente é importante para você e faça uma lista de prioridades dessas atividades e valores. Em momentos de angústia, podemos entrar em contato com nosso interior e entender o que realmente faz sentido. Se for o caso, faça essa lista também para o seu trabalho. Então, comece a dividir seu tempo de forma que abranja com segurança suas prioridades.

7. Pratique exercícios físicos

Yay! Nada como um momento do dia dedicado ao exercício físico. Sabemos dos inúmeros benefícios da liberação de endorfina - hormônio responsável pela saciedade e bem estar -, mas vale reforçar que, com isso, você estará diminuindo seu nível de tensão, ansiedade e estresse e aumentando seu nível de humor, capacidade de concentração, autoconfiança e liderança.

8. Exerça a gratidão

O poder da gratidão é imenso. Cara vez que você agradece, você se abre para o universo e quanto mais você agradece, mais motivos terá Lara agradecer. Afinal, é aquilo que você mantém seu foco que vai prosperar e crescer.

Agora é colocar em prática cada uma dessas dicas e e viver seus dias com mais motivação. E lembre-se: você tem o poder de criar seus dias. Mentalize e planeje como você quer vive-lo para que seja mais significante e marcante na sua vida. Conte sem com a Trevo de Papel para ser sua companheira em uma jornada inesquecível ao autoconhecimento e transformação para alcançar cada um de seus objetivos!

Até a próxima!

Equipe Trevo de Papel

  Carregando...