Estou desmotivado! E agora?

Reconhecer que você está passando por essa fase não é fácil, no entanto, é necessário. Como você deve saber, nem tudo na vida são flores. Há momentos em que nós nos encontramos desanimados e sem forças para continuar o caminho (que nesse momento parece ser bem longo). O excesso de informação, de compromissos e de papeis que a sociedade nos impõe faz com que o peso seja quase insuportável.

Pois bem, saiba que você não está sozinho. Há milhares de pessoas que estão passando pelo mesmo momento que você e não há vergonha nisso. Isso não é sinal de fraqueza ou incapacidade. Muito pelo contrário. É sinal que você tem uma força imensa presa dentro de você, que precisa ser liberta e direcionada. Prova disso é você estar lendo esse artigo. Você é tão forte que está nesse momento difícil, buscando alternativas para superar e crescer. Parabéns! Esse é o primeiro passo para seguir em frente e se tornar cada vez mais forte. Para te ajudar, vamos sugerir, logo abaixo, algumas alternativas para você recuperar o fôlego e sua motivação! Vamos lá?

1. TENTE DESCOBRIR O MOTIVO DA FALTA DE MOTIVAÇÃO

Tudo na vida tem uma causa. Você sabe porque você está se sentindo desmotivado? Será pelo cansaço, stress, falta de identificação com sua profissão ou área de estudos, problemas familiares, crise financeira, traumas da infância? São inúmeros os motivos que podem estar tirando sua energia. É imprescindível que você faça essa reflexão e identifique o que está te afetando.

2. NÃO DESISTA!

Não adianta eu te pedir para não pensar em desistir... Pensar todos nós pensamos, mas o importante é não desistir de fato. A vida não para e você também não pode parar. Momentos difíceis todos enfrentamos em inúmeras fases de nossas vidas, mas não podemos deixar que isso nos estagne. Mesmo cansado ou desmotivado, dê pelo menos um passo à frente por dia.

3. PEÇA AJUDA

Se você não está conseguindo superar essa fase sozinho, busque o apoio de familiares e amigos, profissionais. Não tenha medo ou vergonha de expor sua dificuldade. Quando você conversa sobre o seu problema, você descobre que você não é o único a passar por esse problema, além de descobrir como as outras pessoas superaram situações parecidas. Se você não se sente confortável para conversar com pessoas próximas sobre o assunto, procure um profissional da psicologia para conseguir orientações.

4. SEJA OTIMISTA

Esse exercício é fundamental não só para esse momento, mas para sua vida como um todo. Aprender a olhar o lado bom das coisas pode ser um divisor de águas em sua história. Sempre que você se pegar reclamando sobre algo, tente mudar de perspectiva e encontrar coisas favoráveis. Trocar o pessimismo pelo otimismo vai fazer com que você se sinta mais feliz, mais grato pelas coisas boas que você conseguiu identificar ao seu redor e mais: com o tempo, você vai se sentir mais motivado.

O que acha que pode dar o primeiro passo hoje mesmo? Nós esperamos que essas alternativas possam te ajudar a recuperar sua motivação e seguir em frente rumo à realização de todos os seus sonhos!

Até a próxima,

Equipe Trevo de Papel

  Carregando...