Meditação: Conheça os benefícios dessa prática

Se você nunca meditou e pensa que essa é uma prática reservada apenas aos orientais ou budistas, está enganado. A meditação está cada dia mais comum entre pessoas do mundo inteiro, independente da religião ou crença e seus benefícios são incontestáveis: concentração, foco, autodisciplina, consciência, saúde, e muitos outros.

Existem vários tipos de meditação. Você pode escolher a metodologia que mais combina com seu estilo de vida e começar a praticá-la por alguns minutos diários. Com o tempo, a prática vai se tornar natural e você pode aumentar o tempo de meditação.

Para que os benefícios possam ser vistos a longo prazo, é importante incluí-la em sua rotina diária e, se possível, pela manhã. No início, utilize um Habit Tracker, um recurso que está disponível em nossos Planners Diários e é indispensável para te ajudar a criar esse novo hábito. A Trevo de Papel escolheu alguns benefícios da meditação para que você se decida e comece hoje mesmo a utilizar essa prática simples e muito eficaz!

REDUÇÃO DO STRESS

A maioria das pessoas convive com o peso do mundo nas costas. A meditação é extremamente eficaz para aliviar o stress, especialmente se você já pratica por mais de três meses. Cientificamente, é comprovado que meditar reduz a densidade do tecido cerebral que está diretamente ligado à ansiedade e preocupação.

MELHORIA DA CONCENTRAÇÃO E FOCO

Independente do tipo de meditação que você pratica ou pretende praticar, saiba que todas elas trazem excelentes resultados em sua concentração e foco. Isso porque a meditação te ajuda a conectar com a verdadeira fonte de energia, fazendo com que você seja capaz de se concentrar com mais facilidade e de não ceder às distrações do cotidiano. Quer descubrir outros truques de como manter o foco? Clique aqui!

INCENTIVO A UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

A partir do momento em que você vê os benefícios da meditação, você se sente motivado a buscar outras soluções para melhorar seu estilo de vida. A tendência é que você escolha uma alimentação mais natural e comece a praticar atividades físicas.

MELHORIA DA SUA CAPACIDADE DE TOMAR DECISÕES

A meditação te ajuda no autoconhecimento e empoderamento pessoal. A partir do momento  em que você começa a praticar a meditação, você consegue organizar seus pensamentos, anseios e necessidades. Como resultado, se torna capaz de tomar decisões com mais clareza e segurança.

APRIMORAMENTO DA SUA SAÚDE

A meditação induz ao relaxamento. Isso faz com que os vasos sanguíneos se dilatem e, consequentemente, a pressão arterial caia. Um estudo divulgado em 2008 pelo Jornal Alternativo e Complementar de Medicina mostrou que 40 dos 60 hipertensos que participaram da pesquisa receberam alta dos medicamentos para pressão depois que começaram a praticar meditação. Incrível, não?

 

Penso noventa e nove vezes e nada descubro; deixo de pensar, mergulho em profundo silêncio - e eis que a verdade se me revela.

 - Albert Einstein -

  Carregando...