6 DICAS PARA CRIAR UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

6 DICAS PARA CRIAR UMA ATITUDE DE GRATIDÃO

O quão grato você é pelas coisas que acontecem em sua vida? Com que frequência você agradece pelo que tem? Se você não tem o hábito de agradecer, não se preocupe. A maioria das pessoas têm uma forte tendência a sempre ressaltar os problemas e os pontos negativos. Mas você pode mudar sua postura. A gratidão é mais que um hábito: a gratidão é uma atitude.

Para se adotar uma atitude, é preciso disciplina e persistência. Você deve começar com pequenos passos. Com o tempo, você vai perceber que conseguirá criar o hábito de agradecer todos os dias pelas pequenas e grandes coisas. A Trevo de Papel preparou algumas dicas para que você comece a criar sua jornada rumo à uma atitude de gratidão.

1. AGRADEÇA POR TRÊS COISAS

Diariamente, reserve um tempo para fazer uma reflexão sobre o seu dia. Esse passo é fundamental para equilibrar suas ações e para se preparar para o próximo dia. Destaque pelo menos três coisas que aconteceram ao longo do dia pelas quais você agradece e anote em seu planner diário.

2. PENSE EM SUAS CONQUISTAS

Fazer uma reflexão sobre tudo o que já viveu de bom em sua vida é essencial para desenvolver uma atitude de gratidão. Quantos obstáculos você superou? Comece a refletir sobre sua infância, adolescência, até chegar à fase adulta. Anote todas as conquistas, mesmo que pequenas. Sempre que precisar, recorra a esse registro para se lembrar todos os motivos que você tem para agradecer.

3. QUAIS PESSOAS TE INSPIRAM?

Ter boas companhias é essencial para adotar uma postura positiva diante da vida. Pense sobre quem te apoia em suas decisões e te encorajam a avançar rumo a seus objetivos. Valorize a vida dessas pessoas e o quanto elas fazem a diferença para você.

4. O QUE CONTRIBUIU DE FORMA POSITIVA?

Muitas vezes, situações difíceis podem contribuir de forma positiva para nosso desenvolvimento.  Pense: você viveu momentos desafiadores que, a princípio, trouxeram sofrimento? Como a superaração desses momentos contribuiu para seu desenvolvimento? Registre essas observações e agradeça por esses momentos.  

5. ANOTE SUAS QUALIDADES 

Mesmo que você tenha dificuldades  em reconhecer, você tem inúmeras qualidades! Não hesite em olhar para dentro de si e perceber seus pontos positivos. Escreva quais são suas virtudes e sempre que sentir desânimo, recorra a esse registro e siga em frente. Essa é uma forma de agradecimento!

6. FAÇA UMA REVISÃO SEMANAL

Fazer uma revisão semanal é trazer à sua memória tudo o que foi bom e produtivo. Não deixe de agradecer por todas as pequenas conquistas que obteve ao longo da semana. Pense sobre o que valeu a pena e o que faria diferente. Refaça suas ações e prepare-se para a semana seguinte.Com as dicas acima, você começa a trilhar o caminho para uma mudança importante em sua vida. Como você pode perceber, são com pequenos passos diários que se chega a uma atitude de gratidão. Comece hoje mesmo a transformar sua postura!

O que nós fazemos todos os dias importa mais do que aquilo que fazemos de vez em quando.
– Lewis Howes –
Voltar para o blog

Deixe um comentário